Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Busca

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Advogados de Regras

 
Olá, caros amigos. Estamos abrindo mais um tópico e desta vez para falar sobre aqueles jogadores chatos que utilizam as regras somente em benefício próprio e reclamam de cada vírgula descrita ali. Estes são os advogados de regras. É muito difícil não ter um advogado de regras em um grupo grande, em uma mesa com cinco ou seis participantes. Até mesmo em grupos pequenos já vimos acontecer. O advogado de regras nasce da necessidade que alguns jogadores tem de vencer sempre e a qualquer custo. Quando é impossível vencer, que a derrota seja a mais branda possível. É facil detectar um advogado de regras. Principalmente em situações de tensão no jogo, quando o grupo precisa fugir ou resolver um problema rapidamente. Esse jogador é sempre o primeiro a abrir o livro de regras se lembrando em voz alta e afirmando que o vilão jamais poderia fazer isso ou aquilo de acordo com algum detalhe obscuro (que somente em sua visão deturpada e com uma interpretação de texto falha, poderia realmente não acontecer). É claro que todos querem ajudar o grupo ou pelo menos salvar a pele de seus personagens sempre, mas o advogado de regras faz isso como ninguém. Ele consegue encontrar brechas nas regras e se o RPG não fosse um jogo, essa pessoa seria digna de aplausos. Mas, espera aí! O RPG é um jogo! O advogado de regras que se cale e deixe o Mestre narrar a situação da melhor maneira para a cena, e não haverá problema algum se uma ou mais regras forem modificadas em prol da diversão.

Nós, os DRAGÕES IMPETUOSOS limamos qualquer jogador que tenta ser um
advogado de regras, pois essa pessoa vai com certeza perder horas de jogo discutindo detalhes banais, como por exemplo: O que acontece com os meteoros depois que eles são lançados com a magia "Chuva de Meteoros"? Somente o Mestre pode decidir sobre isso, uma vez que a regra não menciona nada neste caso. É claro que esse "mala" vai querer usar telecinésie nos meteoros e lançá-los de volta para causar o mesmo dano em seus inimigos, criando assim um "macete" ridículo. Mas cabe ao mestre calar ou se necessário convidar esse indivíduo chato e deselegante a se retirar.

Fica a dica dos DRAGÕES IMPETUOSOS: Mestre, caso você ache por exemplo  que um determinado "componente material" não se aplica a magia escolhida pelo jogador, simplesmente modifique o componente ou exclua-o. Não deixe o advogado de regras mandar no seu jogo, pois ele sempre vai cobrar os componentes de outros jogadores, mas nunca vai se lembrar de diminuir a quantidade dos componentes que ele mesmo gastou. O jogo é para todos e todos devem se divertir igualmente com as regras expostas no livro (de quaisquer sistemas de jogo) e moldadas por você (mestre) e somente você poderá modificar as mesmas com o intuito de deixar o jogo cada vez melhor.
O Mestre é o líder do jogo. Faça valer essa liderança e coloque o advogado de regras em seu devido lugar que é de jogador e nada mais. Abraço a todos e que os advogados de regras não estejam com vocês.

DRAGÕES IMPETUOSOS

2 comentários:

  1. Opa! Eu sou um advogado de regras, vcs tem dicas?

    ResponderExcluir
  2. Claro! Fique alerta, pois seus dias de jogo podem estar no fim :). Qual sistema você joga ou advoga?

    ResponderExcluir

Comente aqui...